O Papa Francisco, na Exortação
Apostólica “A Alegria do Evangelho” propõe cinco atitudes para os
evangelizadores, que a gente encontra em Jairo, Ana e nos líderes de sua
comunidade (EG 24).
(1)
Ir na frente: a comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a
iniciativa, precedeu-a no amor (1 Jo 4, 10). Por isso, ela vai à frente, vai ao
encontro, procura os afastados e chega às encruzilhadas dos caminhos para
convidar os que estão à margem.(2) Envolver-se: com obras e gestos, os evangelizadores entram na vida diária dos outros, encurtam as distâncias, abaixam-se e assumem a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. Contraem assim o “cheiro de ovelha”, e estas escutam a sua voz.
(3) Acompanhar: a comunidade evangelizadora acompanha a humanidade em todos os seus processos, por mais duros e demorados que sejam. Conhece e suporta as longas esperas. A evangelização exige muita paciência, e evita deter-se nas limitações.
(4) Frutificar: o missionário mantém-se atenta aos frutos, porque o Senhor a quer fecunda. Cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio. Encontra o modo para que a Palavra se encarne na situação concreta e dê frutos de vida nova, apesar de imperfeitos.
5) Festejar: os evangelizadores, cheios de alegria, sabem sempre festejar: celebram festeja cada pequena vitória, cada passo dado. E se alimentam da liturgia.
Estas cinco atitudes dos
evangelizadores já se encontram em Maria, a mãe de Jesus.
- Ela sai na frente, indo ao
encontro de Isabel. Em Caná, toma a iniciativa, quando percebe que falta o
principal da festa. - Maria se envolve inteiramente na missão de educar Jesus. Quando este se torna adulto e parte em missão, ela acompanha discretamente seu filho. Diante da cruz, Maria assume a missão de ser mãe do discípulo amado e de toda a comunidade dos seguidores de Jesus. E, assim a vemos no Cenáculo e em Pentecostes.
- O resultado não podia ser outro. Porque Maria tem fé, está presente, atua decididamente, escuta a Palavra e a medita no coração, ela frutifica. Bendito é o fruto de seu ventre, diz Isabel! Quantas coisas boas Maria plantou e colheu durante sua existência.
- Por fim, ela é uma mulher alegre, que sabe festejar. Seu cântico de louvor começa com uma explosão de alegria: “Minha alma engrandece o Senhor. E se alegra meu espírito em Deus, meu Salvador”.
Que Maria nos inspire para
evangelizar com generosidade, ousadia, persistência e alegria. Que o Senhor
Jesus desperte nosso coração, mobilize nossos pés e nos leve por caminhos
novos, a serviço da humanidade. Maria, nossa mãe e companheira, vai com a
gente.
(Afonso Murad - Mariologia popular - Publicado na Revista de Aparecida)