quarta-feira, 22 de julho de 2009

Maria nos Apócrifos

No início do Cristianismo, surgiu uma enorme diversidade de textos. Alguns deles foram incluídos no Novo Testamento (textos canônicos). Outros foram atacados, suprimidos e até mesmo destruídos. Muitos chegaram até os dias atuais e são conhecidos como textos apócrifos, entre os católicos; entre os evangélicos como pseudoepígrafos. Desses, somente em relação ao Novo Testamento foram classificados 60 livros, enumerados entre evangelhos, atos, epístolas, e apocalipses. Cada um deles nasceu num contexto histórico determinado, com intenções específicas, nos informado assim sobre as várias formas de fé e prática cristãs nos séculos II, III e IV. E mais. Também através desses textos é possível evidenciar o processo constitutivo de um grupo cristão primitivo que se estabeleceu como predominante na religião e determinado pelos séculos seguintes no que eles acreditariam, o que praticariam e o que leriam como textos sagrados.
Muitos desses textos apócrifos mostram detalhes peculiares, que os Evangelhos Canônicos não se interessaram: como por exemplo, os relatos da infância de Jesus, narrando como foi criado, que coisas fez quando criança, como viveu na Família de Nazaré, seu relacionamento com sua mãe, o convívio com seu pai. Outros tratam de temas ou personagens específicos, complementando informações e fatos que, nos Evangelhos Canônicos, não encontramos senão, citações bem lacônicas. Desses escritos, destacamos aqui, os textos sobre Maria, mãe de Jesus. Elucidam detalhes sobre sua vida ou se dedicam a ela especificamente. Alguns deles são bem antigos, datam dos meados século II. Existem ainda uns poucos que são datados na Idade Média, quando a devoção mariana ganhou novas cores e novo vigor. Cito os mais importantes.

1 – Evangelho do Pseudo-Mateus: datado do século IV conta o nascimento de Maria e a infância de Jesus, com elementos gnósticos.
2 – Proto-Evangelho de Tiago: datado do século II, é atribuído a Tiago, o Irmão do Senhor. Ressalta o aspecto divino da vida e participação de Maria como mãe de Jesus. Apresenta o nascimento de Maria como um fato extraordinário, filha de um casal estéril: Joaquim e Ana. Descreve a consagração de Maria no templo, o casamento com o ancião José (viúvo com vários filhos) e sua virgindade perpétua. Este texto apócrifo influenciou sobre maneira a tradição popular da Igreja. Como, por exemplo, a celebração do dia dos pais de Maria, no dia 26 de julho. No Oriente venerava-se Santa Ana no século VI, e tal devoção estendeu-se lentamente por todo o Ocidente a partir do século X até atingir seu auge no século XV. Influenciou a iconografia cristã, quanto ela apresenta José como um senhor idoso de barbas brancas. Contudo, nesse evangelho, numa tentativa de afirmar veementemente o parto virginal de Maria e assim sua virgindade perpétua, há o relato de um bizarro “exame ginecológico” que uma parteira chamada Salomé, faz em Maria constatando a intacta pureza de Maria.
3 – Proto-Evangelho da Natividade de Maria: do século III, tenta demonstrar como foi importante o papel de Maria na história do Cristianismo.
4 – História de José, o carpinteiro: possivelmente do século IV, este livro trata da história de José, contada por Jesus aos Apóstolos no Monte das Oliveiras. Entretanto, Maria aparece em vários relatos: a vida no Templo, o casamento com José, o natal em Belém, a fuga para o Egito, sua aflição diante da morte de José.
5 – Evangelho de Bartolomeu: do século III, neste relato Maria fala, a pedido dos Apóstolos, sobre como recebeu a anunciação do anjo e a concepção.
6 – Evangelho armênio da Infância: fala da relação de Maria com o Menino Jesus, e traz alguns detalhes sobre como ela concebeu do Espírito Santo pela orelha! Maria é colocada como a nova Eva e mãe da humanidade. Datado do século VI.
7 – Evangelho dos Hebreus: Este evangelho menciona alguns eventos da vida de Jesus. Incorporando idéias gnósticas, foi utilizado por cristãos judeus no Egito. Relata que Maria é uma força que desceu do céu. Datação: século II.
10 – Trânsito de Maria do Pseudo-Militão de Sardes: narra a morte, a ressurreição e assunção de Maria. Possivelmente do século IV.
11 – Livro de São João evangelista, o teólogo, sobre a passagem da santa mãe de Deus: do século IV este texto conta, principalmente os detalhes da morte de Maria e sua assunção num domingo. 12 – Livro de São João, arcebispo de Tessalônica: organizado em forma de homilia, o texto considera sobre a festa da Assunção de Maria, porém sem os exageros. Datação provável é do século IV. Ele deve grande influência na devoção mariana posterior.
13 – Livro do Descanso: provavelmente do século III, porém há estudiosos que dizem até o século VI. Além de narrar a assunção de Maria, comenta fatos da sua vida e dos apóstolos.
14 – Passagem da Bem-aventurada Virgem Maria: os códices usados para o texto são do século XIII e XIV. Sua datação exata é ainda duvidosa. No texto Maria se queixa com João por tê-la abandonado apesar do pedido de Jesus, e fala da sua assunção, apresentando também a incredulidade de Tomé por não ter presenciado a morte de Maria. Termina assim: Roguemos insistentemente àquela cuja Assunção é hoje venerada e honrada por todo o mundo que se lembre de nós nos céus diante de seu piedosíssimo Filho.
15 – Evangelho Apócrifo da Virgem Maria: diz a lenda que este texto ficou famoso pelo fato de ter sido citado no apêndice da obra de uma cristã espanhola do século IV, chamada Etéria. Ela teria entrado em contato com esse texto numa peregrinação que fez a Terra Santa de um monge grego companheiro de São Jerônimo. Estudos posteriores demonstram que se trata de uma obra da Idade Média onde a devoção mariana ganha ascensão.

Esses textos surgem como convergências, divergências e disputas entre os diversos grupos cristãos. Nessa época não é possível se falar de um cristianismo acabado, com seus dogmas definidos. Cada grupo tenta estabelecer suas verdades, suas práticas e cultos. Muitos são influenciados pelo Gnosticismo, doutrina pela qual a salvação se dá através do conhecimento. Essa corrente ideológica atraiu muitos que se sentiam estranhos no mundo e que tinham uma visão pessimista dele. Surgem as primeiras controvérsias cristológicas: Docetismo versus a valorização da vida terrena de Jesus; a questão da divindade e humanidade de Jesus; para os gnósticos Cristo é o ser perfeito que veio libertar o ser humano da sua condição inferior e levá-lo de volta a plenitude. Quem conhece Cristo se torna outro Cristo e não apenas um simples cristão. Por isso, o aspecto da divinização da mãe do Senhor é importante.

O conjunto dos textos apócrifos sobre Maria, apesar de terem muitos elementos, não desenvolvem um pensamento teológico elaborado, não defendem uma tendência específica, seja do Cristianismo proto-ortodoxo, gnóstico ou de quaisquer outras. Eles são uma mistura dessas correntes. Portanto, é possivel que esses textos tenham sido escritos, em sua maioria, para satisfazer curiosidade de alguma comunidade cristã, fruto da imaginação de seus autores, criando uma espécie de novela da vida e do cotidiano de Maria. Aproveitando, obviamente para reforçar idéias como a concepção virginal, a virgindade perpétua, sua participação na obra salvífica de Deus, a assunção aos céus, seu lugar entre os apóstolos, pintando com tintas bem fortes os aspectos extraordinários, para realçar seu lugar como a nova Eva e mãe de toda a humanidade.

Diferentemente, os textos dos evangelhos de Lucas e João apresentam Maria como peregrina na fé, que se entrega o projeto de Deus, mesmo não compreendendo. Contempla e medita atenciosamente os acontecimentos, portanto, é alguém que precisa caminhar, que está em processo, que vive as alegrias e as esperanças, as tristezas e as dores da vida; que não tem dons sobrenaturais, alguém que é humana, e não uma deusa. Maria é aquela que convive com os pobres e faz a opção por eles, pois aprendeu isso de seu Filho. Nos evangelhos canônicos, principalmente em Lucas, Maria é discípula, peregrina na fé, pobre com os pobres, mulher agraciada pelo Espírito Santo.

Hoje percebemos uma tensão, como aconteceu entre os apócrifos e os livros canônicos. Ou seja, uma tensão entre os muitos aspectos da religiosidade popular em relação à Maria, que em sua maioria, têm suas raízes apócrifas e o que propõem a teológica bíblica atual. Portanto, faz-se necessário encontrar um justo equilíbrio entre piedade popular e teologia bíblica. Construir uma piedade que reflita e questione, que tenha pés no chão e mãos operosas, e uma teologia que medite e faça rezar. Resgatando, assim, a Maria presente na Bíblia, sem desconsiderar o que a tradição popular conservou de mais poético e belo. Assim, acredito, é possível encontrar Maria, toda humana e toda de Deus.

Texto: Marcelo Marins Gonçalves

11 comentários:

Anônimo disse...

[url=http://www.microgiving.com/profile/ciprofloxacin]cipro oral 500mg
[/url]
how to buy cipro
zofran wafers during pregnancy
cipro liquid

[url=http://www.freewebs.com/ciprofloxacin500mg]cipro otic
[/url]

Anônimo disse...

Nike Arian Foster Jersey

It was certainly more complex than can be deduced by analogy and from studies of the primates Harding: Return to normalcy Joe Biden: Get Rid of Lunacy!1924 Calvin Coolidge: Keep cool with Coolidge Coolidge was still alive when I was born but I never met him2 Here's an easier way

Brandon Marshall Women's Jersey

His thoughts, words and deeds have very serious global effects Get the kids cooking and set out that famous 20-layer salsa dip, because pro football is back in a big wayThough, the pearl is not technically a stone at all, it's beauty has earned it a place in the Big 5 of precious stonesinfo

Bears Julius Peppers Jersey

Anônimo disse...

The hardest part is persevering until you see results”Can you see how using different words can dramatically reduce the impact and make much clearer sense of the event? This is exactly why some people never enter into a stressful[url=http://patriotsofficialshop.com/]Women's Rob Gronkowski Jersey[/url]
depressive or anxious episode even when they are faced with the most trying of circumstances[url=http://www.torreysmithjerseys.com/]Torrey Smith Jersey[/url]
such as relationship breakdown Ego sees advice as an infringement on its right to be right
While laser toner inhalation has not been proven to cause serious health problems[url=http://seahawksfootballstore.com/]Russell Wilson Elite Jersey[/url]
respiratory tract irritation can occur with exposure to large amounts of laser toner dust Trainers are asked to ;Name That Tune; (or complete the training) in shorter and shorter time blocksSo let’s use these words to find a less intense meaning to the event in our example[url=http://official49ersjerseystore.com/]Frank Gore Women's Jersey[/url]
the breakdown of an intimate relationship:“OK[url=http://seahawksfootballstore.com/]Youth Marshawn Lynch Jersey[/url]
my relationship is over[url=http://officialnflfalconsstore.com/]Matt Ryan Jersey[/url]
but it ONLY affects my love life

Anônimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casinos[/url] coincide the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino online[/url] autonomous no store bonus at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]no lay reward
[/url].

Anônimo disse...

[url=http://www.freewebs.com/lipit0r]buy atorvastatin canada
[/url]lipitor price pakistan
buy lipitor tablets
lipitor 40 mg price
lipitor price in usa
buy atorvastatin usa

Anônimo disse...

Since the codes only changed once every few months in these pre-war periods, the decoding process was simplified greatly. [url=http://www.2012canadagoosepascher.fr]Doudoune Canada Goose[/url] Scheiner MD: Part 3 Georgios Hristopoulos MD: Plastic Aesthetic Surgery In Germany Interview With Dr. If you are an avid user of forums or message boards, then you are no stranger to what a forum signature is. Zebra mussels are toxic, and because of this, their predators (round gobies) often get contaminated/intoxicated.
After acknowledging sever key points, as well as the general mentality of these massive corporations, it is not a far leap to say that these are a primarily negative influence on the world. [url=http://www.icanadagooseca.com]canada goose[/url] In October, Serena beat Venus for the first time, in the finals of the Grand Slam Cup in Munich, Germany. [url=http://officialcanadagoosesoutlet.ca]canada goose for sale[/url]
[url=http://flyballbags.com]canada goose on sale[/url] Of course that poses the question which everyone is asking right now; is Johnny Depp coming back? As we know, the recent departure of Dick Cook from Disney (the man who persuaded the actor to play a pirate in the first place) seems to be giving Depp serious pause for thought. [url=http://www.onlinebeatsbydreoutlet.com]beats by dre 2012 review[/url]

Anônimo disse...


[url=http://shenenmaoyiss.sosblogs.com/The-first-blog-b1/Conseils-pour-obtenir-un-sac-a-main-Distributeur-b1-p1.htm][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://www.purevolume.com/listeners/shensacens/posts/327619/Comment+prendre+soin+d%27un+sac+%C3%A0+main+en+fourrure+v%C3%A9ritable][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiss.bcz.com/2012/12/29/sacs-en-cuir-satchel-obtenir-une-qualite-traditionnelle/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmao.insanejournal.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyis.webs.com/][b]sac longchamp[/b][/url]

Anônimo disse...

Did you [url=http://www.onlinecasinos.gd]slots[/url] sanctify that you can on Revolving Chƒteau momentarily from your mobile? We be in be short of a utter transportable casino within reach interchange for iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows 7 and Smartphone users. Lay common's hands on your gaming with you and be a screen [url=http://www.avi.vg]sex toys[/url] wherever you go.

Anônimo disse...

order tramadol purchase tramadol - tramadol for humans

Anônimo disse...

When someone writes an paragraph he/she maintains the plan of a user in his/her brain that how a user can know
it. So that's why this post is perfect. Thanks!

My web blog the tao of badass

Anônimo disse...

我々はまた常に我々
のレプリカのハンドバッグはオリジナルにできるだけ類似し
ていることを保証するため
に本物のデザイナーシャ
ネルすべてル
イヴィトンのバッグを購入する

Look at my blog: ミュウミュウ アウトレット