segunda-feira, 23 de maio de 2011

Perfil de Maria na sociedade plural

Neste vídeo, produzido no seminário de Mariologia em Recife, apresento diferentes visões sobre Maria na sociedade brasileira. Dentre elas, destaco cinco : devocional católica, protestante histórica, protestante de missão, eclético e novas visões católicas. (Afonso Murad)

3 comentários:

AUGUSTO - ADVOGADO disse...

Concordo que a mariologia não pode estar dissociada da figura de Jesus Cristo, da Salvação e redenção realizada por ele. A visão da Mariologia deve ponderar pelo equilíbrio, uma fé sadia e compromissada com o projeto salvífico da cruz. A Mariologia deve ser como os trilhos de um trem que conduzem ao destino certo, que é o projeto de Salvação realizado na pessoa de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. A Maria do Céu não pode ficar distante da Maria de Nazaré, esta que foi responsável pela educação de Jesus, e que esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis da missão redentora. A Maria do Céu foi uma mulher que viveu como muitas Marias de hoje, levando as suas cruzes de cada dia, lutando com dificuldades para vencer os enormes desafios que a vida nos traz, tal como relata o evangelho ainda que de forma tênue, sobre a passagem da fuga para o Egito. Deste episódio se origina um de seus títulos: "Senhora do Desterro". Maria é aquela que nos acompanha nas tristezas da vida e diante do mistério da morte. Enfim, em todos os momentos ela está conosco.

Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2013.

AUGUSTO CESAR TEIXEIRA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Em uma sociedade altamente plural como a nossa, não é de se estranhar que encontremos uma pluralidade de credos, e ainda a mudança da compreensão ou a forma de nos relacionarmos com o transcendente. Creio que a forma como Maria é vista hoje nos aproxima muito mais dela e de uma maneira mais bonita, pois não limitamos a sua pessoa, e tudo o que ela significou e significa para o Cristianismo, ao interceder a Jesus pelos milagres que cada um anseia. Não é um desprezo á forma de compreensão devocional, mas olhar para Maria e ver nela uma mulher que fez suas opções no mundo, e as fez muito bem, inspirada por Deus, nos leva a uma identificação mais íntima. Vê-la como uma pessoa que aprendeu nas suas limitações a ser mãe, esposa, discípula do próprio filho e mãe da comunidade cristã, nos coloca em um itinerário rumo a Jesus.
Ainda que os outros grupos olhem para Maria e a veja simplesmente como uma mulher que foi instrumento de Deus e nada além disso, ou que a veja identificada com entidades de outras confissões, não se pode negar esse presença marcante e plural da mãe de Jesus na comunidade de fiéis. Olhar para Maria na perspectiva missionária, peregrina na fé, implica um compromisso, sobretudo a nós; cristãos católicos, de valorizarmos todo o processo que conhecemos da caminhada dela e não temermos de chama-la Nossa Mãe, Nossa Senhora, pois ela de fato o é, e se ela encontrou graça diante de Deus, que dirá nós que ainda peregrinamos nesse mundo de Deus tentando fazer a sua vontade.
Heliomarcos Costa Ferraz - 3º Ano Filosofia FAJE