sábado, 8 de novembro de 2014

Caná: a festa de novo

Se o evangelista João vivesse hoje, talvez ele contasse a história das Bodas de  Caná de outro jeito. Ele poderia dizer assim:

Aconteceu uma festa de bodas de ouro, numa cidade chamada Caná. Zélia e Antônio chamaram os filhos e cunhados(as), os netos e outros parentes para comemorarem juntos os 50 anos bem-vividos no amor e na fidelidade. Também vieram muitos amigos. Maria, a mãe de Jesus, que já conhecia os dois há muito tempo, veio ajudar na decoração da festa. Jesus e seus seguidores também foram convidados. Havia comida e bebida em abundância. Tudo parecia ir  bem.

No entanto, Ernesto, o filho mais velho do casal, era muito ambicioso. Ele comentou à mesa que, quando os pais morressem, iria entrar na justiça para conseguir a maior parte da herança. Achava que tinha este direito, pelo fato de ter ajudado os pais desde jovem. Ana, uma de suas irmãs, ao ouvir isso, ficou com muita raiva e se levantou rapidamente. Aliás, ela já tinha brigado com Ernesto outras vezes, e se considerava a filha rejeitada, que não recebia a atenção dos pais e dos irmãos. Foi para um canto, e chorava sem parar. A mãe de Jesus, que estava perto, viu tudo e logo percebeu que, desse jeito, a festa ia acabar!

Então, Maria procurou por Jesus, mas não o viu no meio dos convidados, pois ele estava do outro lado da casa. Pegou o celular e mandou uma mensagem de texto para Jesus:
- Eles estão brigando. Sem amor, não tem festa.
Jesus respondeu logo:
- O que nós temos a ver com isso? Minha hora ainda não chegou.
Maria ficou pensativa. Procurou uma forma de resolver o problema. Então, se aproximou de Ernesto, e falou com firmeza:
- Jesus está à sua procura. Vá ao encontro dele. Faça tudo o que ele lhe disser!
Depois, fez o mesmo com a irmã dele, Ana. E repetiu para ela:
- Faça tudo o que Jesus lhe disser.

Quando Jesus viu Ernesto e Ana se aproximarem, colocou-os um ao lado do outro. Tomou um copo cheio de água e derramou-o no jardim. Então, com o copo vazio, disse a Ernesto:
- De que vale ao ser humano ganhar o mundo inteiro, se perder o que tem de mais precioso? Abandone sua ambição, pois ela faz secar o coração humano.

Depois, Jesus tomou uma taça de vinho e mostrou para Ana:
- Olhe para seu pai e sua mãe. Eles chegaram até aqui unidos porque cultivaram o perdão e o carinho. O amor deles é como este vinho saboroso, provado no tempo. Deixe o rancor de lado, pois ele faz o vinho do seus sentimentos se tornar um vinagre azedo.

A mãe de Jesus observava tudo. Acompanhava as palavras e os gestos de Jesus. E ficou radiante de alegria ao ver os dois irmãos se reconciliarem. A festa se  transformou! Os discípulos de Jesus comentaram: “Isso é um milagre”.
Este foi o primeiro sinal realizado por Jesus. Ele começou a manifestar a sua glória e seus discípulos iniciaram o caminho da fé, crendo nele: Jesus é a água viva e o vinho sempre novo!


Experimente, você também, contar de outro jeito a história Bodas de Caná. Use fatos e imagens da sua vida. O que Jesus transformaria nela? Relembre os gestos de Maria e a ação de Jesus.
(Afonso Murad - Publicado na Revista de Aparecida)

Nenhum comentário: