quinta-feira, 3 de maio de 2018

Mês de Maio

Em muitos lugares do nosso país, o mês de maio é dedicado a Maria. Quem não se lembra da coroação de Nossa Senhora, com flores, cantos e a presença encantadora das meninas? Esta tradição foi trazida da Europa. Lá, o mês de maio tem um sabor especial. No inverno rigoroso, as árvores perdem as folhas. Vem a neve. Mas neste mês ensolarado e com dias longos, a natureza refloresce. Folhas verdes nas árvores, muitas cores e cheiros de flores, pássaros e as primeiras colheitas. Tudo renasce. É bem diferente do nosso país, onde nesta época começa o frio do inverno ou há muita chuva.

Lá na Europa, faz muito tempo, antes do cristianismo chegar lá, no mês de maio faziam-se festejos em honra da deusa da vegetação, com cantos, danças e o cortejo de jovens que levavam ramos floridos. Tanta beleza se ligava também às declarações românticas entre os namorados. E festas com música, dança e recitação de poesia. Mesmo depois da cristianização, alguns destes ritos pagãos permaneciam no meio do povo. Então, com o crescimento da devoção mariana, em vários lugares estas festas deram lugar a uma homenagem especial à Maria. Em vez do louvar a deusa-mãe da natureza, se promoveu a veneração à Nossa Mãe Maria.

Tem-se notícia que aproximadamente pelo ano 1250, o rei Afonso X (na atual Espanha) associou o mês de maio à figura de Maria. Nos cânticos daquela época, louva-se a Deus pela abundância da natureza e pede-se a Maria que ela conceda a todos bênçãos materiais e espirituais. Trezentos anos mais tarde, São Filipe Neri ensina os jovens a homenagear a Mãe de Jesus, ornando sua imagem com flores, cantando louvores e também realizando gestos de conversão a Deus. E assim a devoção foi crescendo e se espalhando, de acordo com as características de cada região. Dedicar um mês a Maria se tornou uma tradição. Além de ladainhas e cantos, se firmou a prática da coroação de Maria, utilizando uma coroa de rosas. E no fim do mês, a oferta de um coração de prata, como expressão de no amor para com ela.

No Brasil, o mês de maio está associado ao dia das mães, no segundo domingo. Este feriado civil é recente e se tornou oficial em 1932. Então, se presta homenagem às nossas mães e também a Maria, a mãe de Jesus. Em muitos lugares se reza o terço com mais intensidade. As meninas coroam Maria a cada domingo, após a missa. Esta bela festa é uma oportunidade de nos deixar tocar pelo encanto e a beleza das crianças, a serem cuidadas e educadas. Reconhecemos com alegria que Maria é mãe amorosa e a rainha que permanece como servidora, conduzindo tudo e todos a Jesus.

Uma sugestão para você e sua comunidade: durante o mês de Maio, leiam sobre Maria na Bíblia, especialmente nos relatos de Lucas e João. Descubram as qualidades humanas deste mulher de Nazaré, que inspiram nossa vida de discípulos missionários de Cristo. Não se contentem em rezar o terço e fazer coroação. Precisamos conhecer mais sobre a mãe de Jesus, a partir da Bíblia. Assim, nossa devoção permanecerá equilibrada e estará ancorada na Palavra de Deus.

Recordemos as palavras do Papa Francisco: “Maria é a missionária que se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno. Como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus” (Alegria do Evangelho, 286).

Nenhum comentário: