sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Consagração e Maria


Atualmente, várias pessoas fazem a “Consagração a Nossa Senhora”, utilizando o método de São Luís Maria Grignon de Montfort. Para uns, é uma descoberta. Para outros, um problema. Principalmente devido ao uso das correntes e de se falar em “escravos de Maria”. Atendendo à solicitação de leitores, escreveremos uns artigos sobre o assunto. Para começar: o que significa “consagração” na bíblia? Qual é sua finalidade? Quais os significados desta palavra na vida da Igreja?

O Povo da Bíblia tinha o costume de consagrar a Deus o primeiro filho da família (o primogênito), o primeiro cordeiro do rebanho e os primeiros frutos da colheita (Ex 13,2; Ex 34,26). Era uma maneira bonita de expressar a gratidão a Deus e renovar a Aliança com Ele. Eis o sentido básico da consagração: agradecer, louvar, pedir a bênção e renovar o compromisso de ser fiel ao Senhor e seguir os seus caminhos. Também se consagrava o Templo e o dia de Sábado. Assim, tanto os judeus como os primeiros cristão se reconheciam como uma nação santa, pertencente a Deus, e chamada a proclamar as suas maravilhas (Ex 19,6; 1Pe 2,9). Jeremias sentiu isso, quando conheceu sua vocação: “antes que te formaste no seio de tua mãe, eu te conhecia e te consagrei para seres meu profeta” (Je 1,5).

No batismo, cada um é consagrado ao Pai, pelo Filho no Espírito. Mais tarde, confirma sua fé no sacramento da crisma. Há pessoas que se sentem chamadas a seguir Jesus mais de perto, por uma vida dedicada a ele, numa família religiosa com um carisma próprio. Você deve conhecer alguns: freiras, Irmãos e padres de congregações religiosas. Eles se consagram publicamente a Deus, pelos votos de pobreza, castidade e obediência. Nos últimos anos, “Novas comunidades” também estão compostas por consagrados(as), inclusive casais. O fato de se consagrarem de uma forma especial não os fazem melhores do que os outros. Eles devem trilhar um constante caminho de conversão e de renovar sua adesão a Jesus.

Cada cristão ou cristã em princípio está consagrado ao Deus Trino. E precisa atualizar seu compromisso de vida, para se manter no caminho certo. Dentre eles, alguns optam por uma vida radical de seguimento a Jesus, numa comunidade com espiritualidade e carisma próprios. A consagração consiste num caminho de vida, no qual alguém oferece a Jesus suas mãos, sua boca, seu coração. Ou seja, o que tem de mais precioso. Palavras e gestos, desejos e práticas. 

Para todos nós, Maria é o exemplo de discípulo-missionário que se dedica inteiramente a Deus, “de corpo e alma”. Então, para que se consagrar a Maria? Este será o tema da próxima postagem.

Nenhum comentário: