terça-feira, 8 de setembro de 2020

Nascimento de Maria

 Nós gostamos de comemorar o aniversário das pessoas da família, de amigos e amigas. Um simples bolo com velinhas, muita alegria e a presença de quem amamos são suficientes para fazer a festa. Tem gente que lembra não somente o dia da morte de pai ou da mãe, ou dos avós, mas também a data do seu nascimento. Ah, se ele estivesse vivo hoje, faria 100 anos! Recordar o nascimento é momento de agradecer a Deus o dom da vida da pessoa e reconhecer suas qualidades.

Conhecemos o dia do nascimento de alguém por causa do seu registro civil. Mas antigamente não era assim. Quando a cristianismo começou a se consolidar, nos primeiros séculos da nossa era, não se sabia exatamente o dia do aniversário e da morte dos santos. E a Igreja determinou algumas festas litúrgicas dando um novo sentido a algumas datas que já existiam. Por exemplo: o nascimento de Jesus foi fixado em 25 de dezembro, pois era o dia da festa do Deus sol em algumas culturas. Para nós, cristãos, Jesus é a luz de Deus que brilha no mundo!

A bíblia começa a contar sobre a mãe de Jesus no capítulo 1 de Lucas. Ali se diz que ela era uma jovem, moradora de Nazaré da Galileia, prometida em casamento a José. Aproximadamente 150 anos depois, surgiu um escrito apócrifo, chamado “Evangelho da infância de Maria”. E logo a seguir, o “Protoevangelho de Tiago”. Esses textos são de autores desconhecidos e tem pouca base histórica. Foram criados para responder as algumas perguntas dos cristãos. Originaram-se de um grupo herege, chamado “gnóstico”. Mas seus escritos nos serviram, pois nomearam o pai e a mãe de Maria, como Joaquim e Ana. Apesar dos exageros e dos erros doutrinais, eles contam que desde pequena Maria era uma menina abençoada e iluminada.

Não sabemos exatamente o dia e o ano em que Maria nasceu. No século 5 começou no oriente a devoção ao nascimento de Maria. O dia 08 de setembro marcava o início do ano litúrgico em algumas igrejas. E nada melhor do que começar lembrando o nascimento da mãe de Jesus. Para nós não importa o dia exato. Como fazemos com as pessoas que amamos, nós recordamos com alegria e gratidão que Maria foi bem-vinda a este mundo. Que a missão dela foi bela e inspiradora para homens e mulheres de todos os tempos.

A liturgia católica comemora o nascimento somente de dois santos: João Batista (24 de junho) e Maria. Ambos preparam a vinda de Jesus. O dia 08 de setembro é ocasião de agradecer a Deus pela vida e a missão de Maria, que continua presente no meio de nós. Viva Maria, mãe e discípula de Jesus. Viva Maria, nossa mãe e companheira na fé!

Nenhum comentário: