O núcleo da mensagem das aparições nós poderíamos dizer que hoje em dia consiste na simplicidade, na conversão e na oração. Três aspectos essenciais.
(1) A busca da simplicidade de vida, que se traduziu na piedade, na honestidade e na transparência das crianças.
(2) O apelo à conversão. E hoje em dia quantos apelos de conversão nós precisamos realizar! O Papa Francisco na “Alegria do Evangelho” falava da conversão pastoral da Igreja, uma Igreja em saída, em diálogo com o mundo contemporâneo, que vai ao encontro daqueles e daquelas que mais precisam. Depois ele falou de uma conversão ecológica, tema esse já abordado por João Paulo II, ou seja, nós mudarmos nossa mente, nosso coração, nossas atitudes em relação a nossa Casa Comum. Passar da atitude de dominador e dominadora para aquela de irmão e de irmã.
(3) A oração. Sintonizar-se com Deus, sintonizar-se com a humanidade que hoje sofre com a Covid-19 e a recomendação especial que os videntes receberam de Maria, para rezarem o rosário.
Além disso, vale citar: a presença materna de Maria, o apelo à paz e o convite à penitência.
Hoje nós precisamos tomar estes aspectos da mensagem de Fátima e traduzi-los de uma maneira nova, porque já se passaram mais de cem anos. Portanto, me parece equivocado ficar repetindo mensagens que, às vezes, já tiveram sua validade e hoje precisam ser ampliadas.
E um alerta! Cuidado com os sites e publicações que usam o nome de Nossa Senhora de Fátima para se colocar contra o Papa Francisco, contra a CNBB e para afrontar, de uma maneira indelicada e até vergonhosa, as ações sociais que se desempenham em favor dos pobres e da ecologia. Isso não é ser fiel à mensagem de Fátima.
Então acolhamos com alegria a boa nova de Fátima. Que Maria venha ao nosso encontro, com carinho, com afeto neste mês de maio e compreendamos que ela sempre nos leva a Jesus. Essa é mensagem de Fátima, essa é a mensagem de Maria de Nazaré que está na Bíblia. Vamos seguir a Jesus com alegria, com espírito de companheirismo e colaboração. Maria vai junto com a gente, como mãe bondosa!