terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Frutificar com a fé

Lucas nos conta que, logo depois da anunciação, Maria sai às pressas para visitar sua parenta Isabel. Parte de Nazaré, na Galiléia, para outra região, a Judéia, distante dali no mínimo 50 Kilômetros. Leia o relato de Lc 1,39-45, que tem muitos elementos simbólicos.
Talvez Lucas não tivesse clara essa intenção, mas o povo, ao ler o texto da visitação, descobre que Maria é missionária. Transbordando da graça de Deus, não quer retê-la para si. Vai partilhar com sua parenta, de idade avançada, que está grávida e necessita de cuidados. Discretamente, ela já leva Jesus para os outros. Isabel sente logo o resultado. O feto se movimenta dentro dela. Quando se saúdam e se abraçam, o Espírito Santo inunda o ambiente e elas transbordam de alegria. Maria está cheia de Deus. Isabel também. Nessas duas mulheres grávidas se encontram, em semente, seus filhos João Batista e Jesus. Já estão, lado a lado, o precursor e o messias, o que prepara e o que realiza a Boa-Nova, o profeta de Deus e o Filho de Deus. Que lindo encontro! Isabel proclama: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”(Lc 1,42).
Lucas coloca na boca de Isabel um louvor que faz eco de duas passagens das Escrituras Judaicas nas quais se reconhece a participação especial de mulheres no Povo de Deus. Em Juízes 5,24, se bendiz a Héber, por lutar contra a opressão dos cananeus, golpeando o homem Sísara. Em Judite 13,18-20 se louva Judite, que com coragem e estratégia, eliminou o general do exército da Assíria, Holofernes. Maria é colocada assim dentro da história das mulheres fortes do povo de Israel, que contribuíram para mudar a sorte da sua nação.
“Bendita” significa um louvor à pessoa e reconhecimento que ela é destinatária da benção e do favor de Deus. Reforça o sentido das expressões “cheia de graça” ou agraciada (Lc 1,28) e “encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,30), do relato da anunciação. Bendita entre as mulheres quer dizer: a abençoada por excelência. Isso não significa um mero privilégio, mas sim uma graça que possibilita a resposta mais intensa ao apelo de Deus. Em Maria se encontram a gratuidade do amor de Deus e a entrega generosa do ser humano, ou seja, a Graça e a Fé.
“Bendito é o fruto do teu ventre” significa que a fé torna Maria fértil de corpo e alma. Por causa de sua adesão a Deus, do seu compromisso com o projeto divino, Maria realiza a benção de fertilidade prometida ao povo de Deus no livro do Deuteronômio:
“Se tu obedeceres à voz do Senhor, essas serão as bênçãos que virão sobre ti e te envolverão: bendito serás na cidade, bendito serás nos campo; bendito será o fruto do teu ventre, o fruto do teu solo e dos teus animais. Bendito serás ao chegar e ao sair. A benção do Senhor estará em todas as tuas realizações” (Dt 28,1-4.6.8).
Conhecendo a fé de Maria, semeada, cultivada e amadurecida em belos frutos, podemos entender as reações e expressões de Jesus, narradas por Lucas, nos relatos da vida pública. Longe de ser uma ofensa à mãe, as palavras de Jesus revelam o segredo de Maria. Seu principal mérito está em ser uma pessoa de fé, que acolhe a palavra de Deus e a concretiza. Ser mãe é uma conseqüência de sua fé e uma forma dela realizar a vontade de Deus. Quando os familiares de Jesus vão procurá-lo e não conseguem alcançá-lo por causa da multidão, ele diz: “A minha mãe e meus irmãos são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 8,21).
Em outra ocasião, Jesus está falando à multidão, quando uma mulher grita repentinamente: “Felizes o ventre que te carregou e os seios que te amamentarem”. As imagens de “ventre e seios” aludem claramente à maternidade biológica. Dentro da cultura judaica da época, a mãe deveria receber os méritos de ter um filho tão importante. Jesus destaca novamente que a importância de Maria vem em primeiro lugar de sua fé ativa, que escuta a palavra do mestre e a transforma em gesto. Ele diz: “Antes, bem-aventurados (felizes) os que ouvem a palavra de Deus e a observam” (Lc 11,27s).
Alguns séculos depois, Santo Agostinho dirá que Maria concebeu Jesus primeiro no coração e depois no corpo. Antes de ser a sua mãe carnal, acolheu-o pela fé. Sem a fé, não adiantaria ela ter-se tornado a mãe do Senhor. Agostinho captou bem a mensagem do evangelista.
Resumidamente, qual é a principal característica de Maria, segundo Lucas? Ela encarna com fé a Palavra de Deus. Guarda-a no coração e a coloca em prática, dando muitos frutos. Esses são também os traços básicos de todo discípulo de Jesus. Pela sua fé, Maria é o exemplo do cristão, seguidor e aprendiz do Senhor. Em Maria, a fé se traduz em ser mãe, educadora e discípula de Jesus. Sua importância não reside em primeiro lugar na maternidade. E sim, na fé, compromisso radical e inteiro a Deus e ao seu projeto.
(Texto: Maria, toda de Deus e tão humana. A. Murad. Paulinas.
Imagem: Maria das Rochas, de Michelangelo, detalhe)

5 comentários:

Anônimo disse...

Maria representada em Lucas é o sinal de uma mulher corajosa e estimulada pela fé num Deus libertador. Maria toma consciência dos traços de Deus no seu cotidiano e luta pelo um Deus mais justo. Por isso “Bendito é o fruto do teu ventre” Maria é bem aventurada porque acreditou no projeto de Deus. Segundo o evangelista Lucas, o principal papel de Maria não esta restrito no episódio da maternidade, mas também no fato de ela ser fiel discípula e modelo de fé. Acredito que, a grande riqueza de Lucas está no fato de apontar Maria como uma personagem lutadora, a qual retrata as mulheres do passado e de nossos dias que pela fé abraçam o compromisso com a causa dos mais necessitados. E também nos ensina que o grande fruto da fé é o acolhimento do Reino de Deus. Enfim se quisermos fazer parte da irmandade de Cristo temos que ser como Maria acolher a Palavra de Deus meditar e partir para o discipulado.

Anônimo disse...

Maria representada em Lucas é o sinal de uma mulher corajosa e estimulada pela fé num Deus libertador. Maria toma consciência dos traços de Deus no seu cotidiano e luta pelo um Deus mais justo. Por isso “Bendito é o fruto do teu ventre” Maria é bem aventurada porque acreditou no projeto de Deus. Segundo o evangelista Lucas, o principal papel de Maria não esta restrito no episódio da maternidade, mas também no fato de ela ser fiel discípula e modelo de fé. Acredito que, a grande riqueza de Lucas está no fato de apontar Maria como uma personagem lutadora, a qual retrata as mulheres do passado e de nossos dias que pela fé abraçam o compromisso com a causa dos mais necessitados. E também nos ensina que o grande fruto da fé é o acolhimento do Reino de Deus. Enfim se quisermos fazer parte da irmandade de Cristo temos que ser como Maria acolher a Palavra de Deus meditar e partir para o discipulado.

Edicarlos - ITESP disse...

Maria representada em Lucas é o sinal de uma mulher corajosa e estimulada pela fé num Deus libertador se torna uma perfeita discípula e seguidora de Jesus. Maria toma consciência dos traços de Deus no seu cotidiano e luta por um Deus mais justo. Por isso “Bendito é o fruto do teu ventre ”(Lc 1,42). Maria é bem aventurada porque acreditou no projeto de Deus. Segundo o evangelista Lucas, o principal papel de Maria não esta restrito somente no episódio da maternidade, mas também no fato de ser fiel discípula e modelo de fé. Acredito que, a grande riqueza de Lucas está no fato de apontar Maria como uma personagem lutadora, a qual retrata as mulheres do passado e de nossos dias que pela fé abraçam o compromisso com a causa dos mais necessitados. E assim, também nos ensina que o grande fruto da fé é o acolhimento do Reino de Deus. Enfim, se quisermos fazer parte do discipulado de Cristo temos que ser como Maria acolher a Palavra de Deus meditar e partir para o discipulado deixando que a palavra de Deus transforme a nossa vida num terreno fértil e frutífero para as sementes do reino de Deus.

Arnaldo Josias da Silva - 5 período de Teologia ISTA disse...

Maria profetisa da libertação. (Lc. 1,39-45)

O encontro de Maria com Isabel sua parenta representa mais do que uma visita piedosa. Esse encontro não foi somente de Maria e Isabel, mas também das duas crianças ainda no ventre de suas mães. Percebe-se a inter-relação entre os dois nascimentos – o de Jesus e o de João. Com o hino colocado na boca de Maria – o magnificat – podemos entender que a ação de Deus junto a seu povo é contínua, a ação acontecida no passado continua acontecendo. Jesus é a alegria do povo de Israel que, no encontro das mães, está personificado na figura de João Batista. O gozo de João Batista no ventre é o gozo de Israel pela vinda do Messias.
A figura profética de Maria traz consigo uma personalidade ativa, decidida. Aquela que não tem medo de se decidir, em correr o risco. Esta decisão de Maria é fundamental para o cumprimento da promessa ao povo de Israel. Como a figura profética ela expressa também a esperança dos pobres e a confiança no Deus libertador que não se esquece do seu povo.
Portanto, por mais que o poder dos homens tente esmagar os pobres, Deus em sua misericórdia deseja os resgatar - depõe os poderosos de seus tronos, e os pobres humilhados, exalta. Por isso, Maria como nossa companheira nos conduz a Jesus e não ficar presa na pessoa dela. Ela é para nós o exemplo de discípula de Jesus: ouve, guarda e dá frutos na perseverança.

Erconides disse...

Maria em Lucas é aquela que frutifica na fé, neste relato de Lucas vemos que Maria depois que é anunciada pelo anjo vai as pressas para a casa de sua prima Isabel, para prestar serviço a sua parenta de idade avançada que necessitava de cuidados e aqui ela é aclamada como " Bendita entre as mulhers", ou seja aquela que foia graciada aos olhos de Deus. Interessante perceber que nas aulas de mariologia Lucas destaca Maria como aquela que trasborda da graça de Deus, aquela que leva Jesus para os outros, a peregrina na fé. Modelo perfeita de missionaria e discipula fiel.