quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mariologia no ISTA e na DEHONIANA

Terminamos o curso semestral de Mariologia, nas Faculdades de Teologia do ISTA (Instituto Santo Tomás de Aquino), em Belo Horizonte, e na Dehoniana, em Taubaté (SP).
Para mim, foi enriquecedora a experiência de ensino-aprendizagem, convivência com os alunos, reflexão teológico-pastoral, oração e partilha.
Além disso, introduzimos duas novidades neste curso de mariologia. De ponto de vista metodológico, incorporamos o blog como veículo de aprendizagem, manifestação de idéias e comentários. A opinião dos alunos extrapolou a sala de aula, colocando-se à disposição de outras pessoas. Favorecemos assim uma maior proximidade da teologia com a pastoral. Alguns trabalhos dos alunos serão ainda publicados neste blog, observados os critérios de pertinência pastoral, originalidade e linguagem apropriada. Quanto ao conteúdo, acrescentamos o tema de “Maria no Documento de Aparecida”. Sem dúvida, ampliou nossa reflexão.
Que Jesus, nosso mestre e Senhor, abençoe e acompanhe cada um(a) de vocês.
Grande abraço.
Ir. Afonso Murad

11 comentários:

Diomar - Dehoniana disse...

Agradeço Ir Murad, por sua presença, sua alegria e disponibilidade em estar na Faculdade Dehoniana.
Nossas aulas não foram somente conteúdos e reflexões, mas ao mesmo tempo, momentos de espiritualidade e partilha! O material disponibilizado será muito útil! Deus abençoe seu caminho e sua missão de educador!

Victor disse...

Ir Murad, de fato o curso de Mariologia na Faculdade Dehoniana foi muito bom! Confesso que aprendi muita coisa nova, novos enfoques e perspectivas na compreensão de Maria a partir de um caráter mais bíblico e pastoral. Fico muit grato porque as aulas me ajudaram a superar algumas idéias errôneas sobre Maria, marcadas ainda por um maximalismo herdade de minha formação cultural: mineiro sempre "exagera" na devoção, não é mesmo!!! (hehehe) Obrigado por ajudar-me a perceber a rica figura que é Maria na minha caminhada vocacional e pastoral. Desejo-lhe muito sucesso em todos os seus empreendimentos e faço votos de que posamos nos encontrar ainda pelos corredores de nossa Faculdade Dehoniana. A casa é sua: volte sempre! Grande abraço!
Fr. Victor de Oliveira Barbosa, scj.

Unknown disse...

Ir. Afonso... gratidão pela presença amiga, alegre e acima de tudo pelo conteúdo que foi transmitido com tanta propriedade.
Suas aulas foram muito orginais... seu método, fantástico. Parabéns.
Obrigado por contar conosco no desenvolvimento das aulas, isso fez-me sentir um agente mais responsável pela construção do saber teológico.
Um forte abraço.
Fr. Sílvio José,scj - Dehoniana

Marcos César - Dehoniana disse...

Venho dizer que as aulas de Mariologia foram maravilhosas. Uma pena que já acabaram. A partir das mesmas passei amar ainda mais Maria e graças a Deus compreender os dogmas que tinha certa dificuldade. Muito obrigado ao Ir. afonso Murad pela presença Amiga, de mestre e de homem cheio de Deus.
Que Deus o abençõe grande Teólogo na árdua missão de ser Profeta e mestre nesse nosso Brasil.
Marcos Césa de Oliveira,SCJ

INFO-DEUTSCHLAND disse...

Nossa Murad, sem adjetivos para qualificar o semestre de Mariologia que tivemos com vc.
Sua presença foi significante... Confesso que me fez repensar alguns conceitos a partir da sua atitude de interromper a aula para que rezássemos. Quando nos convidou para irmos à capela, nem acreditei que um professor de teologia estava nos tirando da sala para que fossemos à capela. Fantástico. Em relação ao conteúdo apresentado, muito bom mesmo. Aquela primeira aula em que vc passou a linha do tempo, Maria na história, para mim, foi a melhor de todas. Ali tive a certeza de que o curso seria um show, como foi... Obrigado pela sabedoria e inspiração. Tomara que continue fazendo parte do nosso time na dehoniana. Ganhamos muito com a sua presença no corpo docente.
Grande abraço. Sucesso...
(Tentarei aperfeiçoar mais ainda o trabalho que fiz em relação aos escritos e composições do Pe. Zezinho sobre Maria, qualquer coisa te aviso por email)
Até!

Evando F. Dehoniana disse...

Serva do Senhor
Int: D, A7... Letra e Música: Evando da Silva Santos. Taubaté/SP. 12-06-2009.
D A7
Maria a peregrina na fé.
G
A educadora na fé.
Em G Em
Serva do Senhor!...
G Em
Ensina-nos servir,
G Em
Ensina-nos rezar,
A7 D A7
Seguir os passos de Cristo. (Bis)

Gm F
1- Por meio do seu sim, realizou-se a promessa de salvação.
Gm F
Por meio do seu amor, tudo de bom aconteceu.
Gm F
Por meio do seu seguimento, aprendemos a missão.
Gm F
Aprendemos a seguir os passos do Cristo, Senhor.
G#
Por isso, cantemos assim!...
D
Maria...
Gm F
2- Maria a ouvinte da Palavra, nos ensina guardá-la no coração.
Gm F
A discípula perfeita pratica a Palavra do Senhor.
Gm F
Mesmo sem entendê-la, busca dar-lhe um sentido.
Gm F
Serva do Senhor queremos caminhar contigo.
G#
Rumo a Jerusalém!...
D
Maria...

Gm F
3- Maria missionária da paz, geradora de esperança e comunhão.
Gm F
Maria solidária com os pobres, mulher forte e livre.
Gm F
Maria mãe do Verbo encarnado, caminha conosco até o fim.
Gm F G#
Figura do ser humano, máxima realização da existência cristã!
D
Maria...

Evando F. Dehoniana disse...

Evando da Silva Santos,
Meu e- mail: esilsantos@bol.com.br

Boa noite professor! Se quizer trabalhar a música com mais eficiência fique a vontade.

Marcelo Marins - ISTA disse...

Agradeço a você Murad pela oportunidade de ver a Mãe de Nosso Senhor com um novo olhar. No ISTA tivemos também outra novidade: Mariologia deixou de ser um curso intensivo de uma semana e passou a ser matéria regular. Isso proporcionou maior aprofundamento em muitos temas. Para mim foi importante "re-significar" Maria dentro da minha espiritualidade e compreensão teológica e pastoral, sempre a partir dos Evangelhos!
Abraço Fraterno,
e até a Escatologia, querendo Deus!

SANDRO disse...

Ir. Murad,

É comum, ao final de alguma etapa de nossas vidas, fazermos avaliações. Penso que este momento já o tivemos e vivemos. Neste espaço reservado para colocarmos nossas opiniões e expressar nossos pensamentos, quere agradecer pelo curso que fizemos juntos na Dehoniana. O curso de Mariologia foi como que um momento de "limpeza" em torno da pessoa de Maria e da devoção que lhe temos. Desde pequenos conhecemos Maria como a Mãe de Jesus. Agora, com mais consciência, "descobrimos" a fiel e perfeita discípula dele. Não deixou de ser mãe, mas é também seguidora. Isso é para todos nós motivo de alegria e de esperança. Que a Mãe do Cristo, Senhora de Nazaré, interceda por todos nós, seus filhos, junto ao Filho Jesus. Forte abraço.

Célio Faculdade Dehoniana disse...

Ao término de mais um curso é bom momento pra gente avaliar nosso caminho. Quero fazer isso aqui, em relação a nossa disciplina, a Mariologia. Sem dúvidas a presença sua, Ir.Murad foi excepcional para nosso aprendizado. Seu modo simples e ao mesmo tempo cheio de conteúdo e intelectual nos ajudou a nos aproximarmos mais ainda de Jesus, seja no estudo ou em nossas atividades pastorais!! Muito obrigado pelo seu ensino e dedicação para conosco!!! E, até os corredores da faculdade como alguns já postaram!!! Abraço fraterno Célio Faculdade Dehoniana

Unknown disse...

Estimado, Professor e amigo, Ir. Murad.
Fazendo memória de suas aulas (já com saudades)quando falávamos do verdadeiro papel de Maria no mistério salvífico, como a perfeita discípula, ouvinte e praticante da Palava, "tão perto de Deus e tão próxima de nós" como nos ensina a LG n.8. Não deixando de exercer sua caractérística fundante de apresentar o Filho, apontar o Filho, levarnos a fazer o mesmo itinerário de peregrino na fé através do seguimrnto a ele como Maria o fez.
Obrigado é uma palavra muito "pobre" para expressar tudo aquilo que sua presença, espiritualidade e magistério nos ensinou e nos deixou...Abraço
Márcio Fraga - Faculdade Dehoniana.