terça-feira, 3 de maio de 2011

Videos sobre Mariologia


Elaboramos 10 videos sobre Maria, como elemento motivacional de formação básica de mariologia, a partir da imagem da viagem de trem. Veja a lista dos temas e clique para acessar.

1. Trem da mariologia:
http://www.youtube.com/watch?v=p44DTQoXvc0

2. Introdução Maria na bíblia:
http://www.youtube.com/watch?v=k2uUdKlOjKw&feature=related

3. Maria em Marcos e Mateus:
http://www.youtube.com/watch?v=Xw0vOWEKFU8&feature=related

4. Maria em Lucas (I): Perfeita discipula
http://www.youtube.com/watch?v=yzzcBb-AzNg&feature=related

5. Maria em Lucas (II): o Magnificat e o Espírito Santo
http://www.youtube.com/watch?v=_4bw3N1LDf4&feature=related

6. Maria em João. Bodas de caná:
http://www.youtube.com/watch?v=RO5raUxpPUw&feature=related

7. Maria ao pé da cruz e no Apocalipse
http://www.youtube.com/watch?v=cmFusaa8NjI&feature=related

8. Painel Síntese de Maria na Bíblia:
http://www.youtube.com/watch?v=-D2PDL_RZB4&feature=related

9. Dogma Maria mãe de Deus:
http://www.youtube.com/watch?v=FU4E_mJgh18&feature=related

10. Dogma Imaculada
http://www.youtube.com/watch?v=XPIFVdjGfxQ

5 comentários:

Paula Menna Barreto disse...

Irmão ,estou mais uma vez encantada com seus ensinamentos. Fiz meu 1º curso de mariologia em Campinas em jan 2004, onde o senhor esteve presente. Viajar neste trem ao qual estamos sendo convidados está um bela e abençoada experiência e que reforça meu papel de educadora marista. Parabéns, sinta-se acolhido em nossos corações.
Atenciosamente Paula

Ir. Rafael Tadeu Dias Machado,CR disse...

Vídeo 8 Síntese de Maria na Bíblia:
Gostaria de primeiramente de parabenizar todos que prepararam esse vídeo. A síntese ficou muito boa para compreendermos Maria na bíblia e não termos uma devoção mariana maximalista. Percebendo Maria nos Evangelhos notamos que ela ocupa um lugar importante na história da salvação, mas não o primeiro. O lugar na escritura e na história da salvação é do Cristo.

Ederson disse...

Ederson: muito interessante o video porque mostra claramente no trem da mariologia os pontos básicos para um bom estudo a cerca da mesma. Parabenizo a todos os que prepararam o video pelo bom gosto. Ederson Pereira caciquinho V.Perido de Teologia.

Mãe da esperança disse...

Está ai o video de mariologia:

Erik de Carvalho, CM disse...

Dogma Maria mãe de Deus (Theotókos)

“Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo...” (Lc 1, 30-32)
Este dogma é belíssimo, pois insere Deus-Filho na história da humanidade e a humanidade na história de Deus-Filho. Ele nos revela o movimento Trinitário-salvífico em favor do ser humano todo. Como admiro a Igreja por ter escolhido este caminho (método) para falar de Jesus Cristo; falando de Maria. No nono vídeo, sobre este dogma, de forma sucinta e objetiva é transmitido o seu conteúdo, o seu contexto, a sua finalidade e ainda, aquilo que ele não quer dizer, mas que com o passar do tempo, pareceu ter dito. Este dogma não tem a pretensão de endeusar Maria, mas a de afirmar que aquele nascido do seu ventre, é Deus-Filho, por isso ela é mãe de Deus. Não se pode separar, em Jesus, a natureza humana da natureza divina, porque Jesus é uma pessoa, pois se na Trindade a natureza é o que une e pessoa é o que distingue, em Jesus, a natureza que distingue e a pessoa que une. Assim, seria contradição afirmar que Maria só é mãe do homem Jesus de Nazaré. Neste sentido, ela é mãe da segunda pessoa da Trindade, o Filho e não mãe de Deus-Trindade, como algumas tendências tentaram dizer. Esta viagem está muito bonita, não sei se precisa de pagar passagem, só sei que eu vou...