segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Maria na nova evangelização (2)

Da Carta Apostólica do Papa Francisco: Maria e a alegria do Evangelho

287. À Mãe do Evangelho vivente, pedimos a sua intercessão a fim de que este convite para uma nova etapa da evangelização seja acolhido por toda a comunidade eclesial. Ela é a mulher de fé, que vive e caminha na fé, e «a sua excepcional peregrinação da fé representa um ponto de referência constante para a Igreja».
Ela deixou-se conduzir pelo Espírito, através dum itinerário de fé, rumo a uma destinação feita de serviço e fecundidade. Hoje fixamos nela o olhar, para que nos ajude a anunciar a todos a mensagem de salvação e para que os novos discípulos se tornem operosos evangelizadores. Nesta peregrinação evangelizadora, não faltam as fases de aridez, de ocultação e até de certo cansaço, como as que viveu Maria nos anos de Nazaré enquanto Jesus crescia: «Este é o início do Evangelho, isto é, da boa nova, da jubilosa nova.

Não é difícil, porém, perceber naquele início um particular aperto do coração, unido a uma espécie de “noite da fé” – para usar as palavras de São João da Cruz – como que um “véu” através do qual é forçoso aproximar-se do Invisível e viver na intimidade com o mistério. Foi deste modo efetivamente que Maria, durante muitos anos, permaneceu na intimidade com o mistério do seu Filho, e avançou no seu itinerário de fé».

288. Há um estilo mariano na atividade evangelizadora da Igreja. Porque sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto. Nela, vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes, que não precisam maltratar os outros para se sentir importantes. Fixando-a, descobrimos que aquela que louvava a Deus porque «derrubou os poderosos de seus tronos» e «aos ricos despediu de mãos vazias» (Lc 1,52.53) é mesma que assegura o aconchego dum lar à nossa busca de justiça.

E é a mesma também que conserva cuidadosamente «todas estas coisas ponderando-as no seu coração» (Lc 2,19). Maria sabe reconhecer os vestígios do Espírito de Deus tanto nos grandes acontecimentos como naqueles que parecem imperceptíveis. É contemplativa do mistério de Deus no mundo, na história e na vida diária de cada um e de todos. É a mulher orante e trabalhadora em Nazaré, mas é também nossa Senhora da prontidão, a que sai «à pressa» (Lc 1,39) da sua povoação para ir ajudar os outros.

Esta dinâmica de justiça e ternura, de contemplação e de caminho para os outros faz dela um modelo eclesial para a evangelização. Pedimos que ela nos ajude, com a sua oração materna, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos, e torne possível o nascimento dum mundo novo.

Um comentário:

Saber é preciso disse...

boa tarde amigo eu gostaria de compartilhar com você algumas frases da palavra de Deus antes de mais nada meu nome é Ivan sou um estudioso da palavra de Deus.
Maria de Fato é mãe de Jesus não tem como negar isso mais ela não é nossa Senhora pois só a um só Senhor ela mesma disse eis aqui tua serva e na condiçãod e serva não se pode ser senhora ok! outro ponto mais importante nesse assunto é o intendimento, o estudo de Deus Atraves de sua palavra ou seja a teologia o estrumento da verdade teologica é abiblia para se saber se algu é verade ou mentira na teologia submetemois a palavra de Deus. ok! essa história criada pelo papapio Xll de que Maria teria ascendido aos ceus não é verdade não ha relatos biblicos que confirme essa tese casso queira entrar em contato para discutirmos o assunto meu email é olivorra@hotmail.com