Numa festa animada, as pessoas se encontram e a alegria se
multiplica. No tempo de Jesus, a festa de casamento tinha grande valor. As
famílias se uniam e renovavam suas esperanças na continuidade da vida. Recordava-se a aliança de Deus com seu povo
(Is 62,5; Os 2,21-22). O vinho evocava o fascínio do amor humano (Ct 4,10) e o
novo tempo do messias.
O evangelista escolhe as Bodas na cidadezinha de Caná para
contar sobre o primeiro sinal de Jesus (Jo 2,1-12). Maria chega antes. Jesus e
seus discípulos vieram também. Então, o vinho está terminando, a festa pode
acabar! Maria faz um pedido discreto. Jesus responde: “O que nós temos a ver com isso, mulher? A minha hora ainda não chegou (Jo
2,4). O título “mulher” não é um desrespeito à sua mãe. Os profetas recorriam à
imagem da mulher para representar a comunidade que responde ao convite amoroso
de Deus. Jesus chama deste jeito à samaritana (Jo 4,21), anunciadora do messias
para os não-judeus (Jo 4,28.41s). E à Madalena (Jo 20,15), primeira testemunha
da ressurreição (Jo 20,17s). Assim, a mãe de Jesus é mulher e figura do povo de
Deus fiel.
Parece que Jesus não quer se envolver com o problema. Maria
não discute com ele. Rapidinho, encontra uma solução. Volta-se para os serventes:
“Façam tudo o que ele disser a vocês”
(Jo 2,5). Essas palavras têm grande força simbólica. Segundo João, Maria não só
realiza a vontade de Deus na sua vida, como também orienta os outros a fazerem
o que Jesus lhes pede. Torna-se assim a mestra e guia dos cristãos. Ela
continua dizendo-nos hoje: “vale a pena
buscar a vontade de Jesus, ouvir suas palavras e tomar atitudes concretas”.
O documento da Puebla afirma que Maria é “pedagoga da fé”. Ela aponta para
Jesus, leva-nos a ele, como fez com os que serviam na festa.
Os cristãos descobrem neste texto outras atitudes dela.
Maria está atenta às necessidades humanas. Capta com grande sensibilidade um
apelo que vem da realidade. Além disso, intercede junto a Jesus, para o bem de
todos. Essa postura, que começa em Caná, continua hoje, pois ela é nossa
intercessora, na comunhão dos Santos.
Jesus é o vinho novo e o esposo da festa da nova aliança de
Deus com a humanidade. Começou o tempo da graça! Quem está com Jesus está com
as vasilhas até a borda (2,7), transbordando de alegria. O Sinal de Caná abre
caminho para a aventura da fé, pois a partir daí “seus discípulos creram nele”
(2,11). A festa se conclui com o gesto de união, que reúne Maria, os
discípulos, Jesus e seus familiares (2,12).
Que Maria de Caná desperte abra nosso coração para fazer o
que Jesus disser; e saborear a alegria
do vinho novo, da festa da aliança e da fraternidade.
Afonso Murad - Publicado no Folheto O Domingo - Desenho: Max Gonçalves
Um comentário:
Uma coisa que ainda não paramos para pensar é: Onde que Maria se encontrava nesse episódio das bodas de Caná? Ao que tudo indica, ela se encontrava junto aos servos o que nos faz lembrar a sua resposta ao Anjo Gabriel: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra!" (Jo 1, 38) e, também, o que Jesus disse a seus discípulos: "Aquele que quiser tornar-se grande entre vós seja aquele que serve, e o que quiser se o primeiro dentre vós, seja o vosso servo... (Mt 20, 26-27), Tornou a sua vida um servir total a Deus.
Cristóvão Pereira do Nascimento
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