segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Maria e o Sínodo para a Amazônia

O Papa Francisco convocou um Sínodo Especial para a Amazônia, que acontece de 06 a 27 de outubro deste ano, em Roma. O Sínodo é uma assembleia de bispos de todo o mundo que, presidida pelo papa, para tratar de assuntos fundamentais para a missão da Igreja. O tema do sínodo é: Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral. Para essa importante reunião estão convocados todos os bispos de dioceses e prelazias da pan-amazônia, países onde a Igreja atua no bioma amazônico: Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, as Guiana Inglesa, Francesa e Holandesa. 
Além deles, fazem parte do sínodo os bispos representantes das Conferências Episcopais de vários países do mundo, além de especialistas e observadores, provenientes da região amazônica. 

O sínodo, que foi preparado em assembleias locais em toda a região amazônica, é uma ocasião para:
CONHECER a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos Povos da Amazônia, especialmente dos povos Indígenas, suas lutas por uma ecologia integral, seus sonhos e esperanças;
RECONHECER as lutas e resistências dos Povos da Amazônia que enfrentam mais de 500 anos de colonização e de projetos que exploram e destroem a floresta;
ASSUMIR, à luz da fé, um compromisso da Igreja do mundo inteiro, em favor da Amazônia e da ecologia integral.

O Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da Casa Comum, dedicou um belo parágrafo a Maria, intitulado “a Rainha de toda criação”. Suas palavras inspiram também o Sínodo da Amazônia. Diz ele:
Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido. Assim como chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora ela se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano. 
Maria vive, com Jesus, completamente transfigurada, e todas as criaturas cantam a sua beleza. É a Mulher «vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça» (Ap12, 1). Elevada ao céu, é Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza. 
Maria não só conserva no seu coração toda a vida de Jesus, que guardava cuidadosamente (Lc2, 51), mas agora compreende também o sentido de todas as coisas. Por isso, podemos pedir-Lhe que nos ajude a contemplar este mundo com um olhar de mais sabedoria” (LS 241).

Peçamos a Maria que acompanhe os nossos bispos durante o Sínodo e lhes dê coração aberto para acolher os apelos de Deus na realidade da Amazônia, coragem para anunciar e denunciar, grande amor ao bioma e a povo da região, e ousadia para abrir novos caminhos para a Igreja e a ecologia integral!

Nenhum comentário: