quinta-feira, 3 de março de 2011

EAD

Caro amigo(a):
Aqui estão alguns vídeos do youtube sobre Maria na Bíblia e nos dogmas, de autoria de Afonso Murad.
Inicialmente foram utilizados no EAD de Mariologia, organizado pela UMBRASIL.
Atualmente estão disponibilizados para você também.
Seguem os links:
1. Trem da mariologia: http://www.youtube.com/watch?v=p44DTQoXvc0
2. Introdução Maria na bíblia: http://www.youtube.com/watch?v=k2uUdKlOjKw&feature=related
3. Maria em Marcos e Mateus: http://www.youtube.com/watch?v=Xw0vOWEKFU8&feature=related
4. Maria em Lucas (I): http://www.youtube.com/watch?v=yzzcBb-AzNg&feature=related
5. Maria em Lucas (II): http://www.youtube.com/watch?v=_4bw3N1LDf4&feature=related
6. Maria em João. Bodas de caná: http://www.youtube.com/watch?v=RO5raUxpPUw&feature=related
7. Maria ao pé da cruz e no Apocalipse: http://www.youtube.com/watch?v=cmFusaa8NjI&feature=related
8. Síntese de Maria na Bíblia: http://www.youtube.com/watch?v=-D2PDL_RZB4&feature=related
9. Dogma Maria mãe de Deus: http://www.youtube.com/watch?v=FU4E_mJgh18&feature=related
10. Dogma Imaculada: http://www.youtube.com/watch?v=XPIFVdjGfxQ

Deixe seu comentário sobre o(s) video(s) que você viu. E ajude a divulgar com seus amigos.
Um abraço.
Afonso Murad

3 comentários:

Hélio Correia Maia disse...

No Evangelho de Marcos, encontramos quase nada referente a Maria. Ela aparece no grupo dos familiares de Jesus, porém, esse grupo é um grupo que Jesus vai ter que romper para poder dar continuidade a sua missão: o Serviço do Reino e o Projeto do Pai.
Nisso, Jesus vai formar outro grupo que podemos chamar também de seus familiares. Estes são os seus seguidores, fazendo a vontade do Pai colocando o Projeto Salvífico em prática. Este rompimento com o laço sanguineo provoca um conflito com seus familiares e seus contemporâneos.
A mensagem central do Evangelho de Marcos vem nos salientar que o importante não é a família biológica, nem os parentescos sanguíneos, mas aquele grupo de pessoas que estão associadas com a causa do Reino. Reino este que o próprio Jesus inaugura. Então se trata da família de seguidores (as) na qual podemos incluir Maria, serva que soube escutar e dar a sua resposta ao Projeto do Pai.
Mateus dá um passo a mais em relação a Marcos, ao apresentar Maria como a mãe virginal do Messias. Nos relatos de infância, ele mostra Maria como a mãe associada ao destino do filho.
Creio eu que, isto é um ponto positivo de Maria, pois, Ela ocupa um lugar muito importante, mas não é o primeiro lugar. A pessoa de Dela está em função do Projeto Salvífico de Deus que vem na pessoa de Jesus Cristo. Portanto Maria é Aquela que traz ao mundo o Divino Salvador.

Hélio Correia Maia disse...

Muitos de nós católicos, dizemos que Maria é importante porque foi a mãe de Jesus. Lucas mostra que não está aí a sua principal qualidade.
Lucas nos apresenta Maria como a primeira discípula cristã, pois a sua vocação é como um espelho para a vocação cristã. Lucas frisa três palavras chaves que resumem a condição de ser discípulo de Jesus: Ouvir, guardar e frutificar.
Com esse molde nas mãos, Lucas vai pintar os traços da figura de Maria. Mostra que Ela tem exatamente as qualidades que caracterizam o seguidor de Jesus, pois, Maria ouve a Palavra de Deus com fé, guarda no coração e a põe em prática. Assim sendo, olhando para Maria, a gente se vê melhor, enquanto discípulo e seguidor de Jesus.
É importante ressaltar que para Lucas, Maria é por excelência, a peregrina na fé. O sim pronunciado com tanta inteireza no início da juventude, se renova muitas vezes no correr da vida. Ela passa por crises e situações desafiadoras, que a fazem crescer e caminhar sempre mais na adesão ao Senhor.

Mariologia i Maryjność disse...

De Mariam nunquam satis