sexta-feira, 2 de junho de 2017

Maria e o Espírito Santo

Maria é especialmente contemplada pelo Espírito Santo. Torna-se mãe do Salvador devido à ação criadora dele. “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus” (Lc 1,35).
Há uma relação clara da ação do Espírito na Anunciação com dois momentos-chave na missão de Jesus. No batismo: o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado” (Lc 3,21s). E na transfiguração: Estava ainda falando, quando desceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!” (Lc 9,34s).
Na transfiguração uma nuvem desce sobre os discípulos e lhes cobre com sua sombra (Lc 9,34). Isso significa: envolver, proteger, revestir com a glória divina. Este fato nos lembra a nuvem que cobre a “Tenda do Encontro”,  ao acompanhar o Povo de Deus na sua peregrinação no deserto, rumo à terra prometida (Ex 40,35.37). Mais tarde, a tradição cristã relê este versículo e considera Maria como a nova tenda do encontro, na qual Deus se aproxima da humanidade por meio da encarnação de seu Filho.
O Espírito age em Maria não somente na encarnação do Filho de Deus, mas também lhe dando a energia para acolher o mistério divino, fazer-se serva e peregrinar como discípula do Senhor e mãe da comunidade.
O Espírito atua em Jesus, dá-lhe a força e poder de pregar e libertar (Lc 4,14.18). No tempo da Igreja, o Espírito é o poder de Deus,  concedido pelo ressuscitado aos que creem (At 1,8; 6,8; 10,38). Atualiza a presença de Jesus no mundo. Pelo Espírito, os seus seguidores operam maravilhas como Jesus: curar, perdoar, dar vida aos mortos, mover paralisados, expulsar as forças do mal, enfrentar os poderosos sem medo (At 3,6-10; 4,8-10). Na força do Espírito Santo, os cristãos enfrentam o sofrimento, a perseguição e a morte (At 12,1-5). A comunidade vive desafios novos, como a entrada dos pagãos no grupo dos seguidores de Jesus. É necessário arriscar e discernir a vontade de Deus à luz do Espírito, como acontece no Concílio de Jerusalém (At 15).
Maria participa da ação criadora do Espírito, individualmente, no seu próprio corpo. E toma parte da ação coletiva do Espírito em Pentecostes. Personagem central na encarnação, participa discretamente no mistério da difusão do Espírito a todos os povos.
Redescobrimos hoje a força do Espírito Santo na vida dos cristãos. Maria aparece como a figura do ser humano que se deixa moldar pelo Espírito. Nela o Espírito habita, faz morada, toca a corporeidade, a subjetividade, os desejos e as ações.
João Paulo II mostra essa ligação da ação do Espírito Santo em Maria, na anunciação e em pentecostes: “a caminhada de fé de Maria, que vemos a orar no Cenáculo, é mais longa do que a dos outros que aí se encontravam reunidos: Maria "precede-os", vai adiante deles. O momento do Pentecostes em Jerusalém foi preparado pelo momento da Anunciação em Nazaré. No Cenáculo, o itinerário de Maria encontra-se com a caminhada da fé da Igreja” (RM 26).
E Francisco nos diz que o Espírito Santo e Maria estão juntinhos, na nossa missão evangelizadora: Juntamente com o Espírito Santo, sempre está Maria no meio do povo. Ela reunia os discípulos para o invocarem (At 1, 14), e assim tornou possível a explosão missionária que se deu no Pentecostes. Ela é a Mãe da Igreja evangelizadora e, sem Ela, não podemos compreender o espírito da nova evangelização (EG 284).
Maria, templo do Espírito, é também profetiza da justiça e da misericórdia de Deus na história. Ela simboliza a humanidade transformada pelo Espírito. Este mesmo Espírito anima os que se empenham pela cidadania planetária, na qual se rompe a lógica da exclusão e se colocam juntos os humanos, a água, o solo, o ar, as plantas, os animais, e os ecossistemas. O Espírito, que dá a vida, renova por dentro a homens e mulheres, e os chama para cuidar da vida em toda a sua extensão, especialmente onde ela está mais ameaçada. Entre os mais pobres e excluídos. Em defesa da Terra e dos seus biomas.
O Espírito Santo faz com pessoas de diferentes línguas e culturas se entendam.  Ele nos impulsiona a cultivar a unidade, no meio das diferenças. Estar no Espírito significa superar os preconceitos, a intolerância, em favor do diálogo, do respeito e da colaboração recíproca. A começar da nossa comunidade, e passando pelas diferentes igrejas que formam a Igreja de Jesus. Por isso, a semana que antecipa pentecostes é especialmente dedicada a cultivar o ecumenismo. Na companhia de Maria, invocamos, como no Salmo 104: “Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da Terra”.
Oremos:
Bendita és tu, Maria, templo do Espírito,
morada do Filho de Deus encarnado,
discípula e mãe ungida pelo Senhor Jesus. Amém


(Afonso Murad)

4 comentários:

Helder de Souza Silva Pinto disse...

Muito bom o texto, Irmão Murad. Como não poderia ser diferente!
Essa compreensão do tempo do Espírito Santo que nos ajuda a caminhada atual dos seguidores de Jesus, tendo Maria como modelo e guia.
Você poderia explicar melhor essa parte: "Atualiza a presença de Jesus no mundo. Pelo Espírito, os seus seguidores operam maravilhas como Jesus: curar, perdoar, dar vida aos mortos, mover paralisados, expulsar as forças do mal, enfrentar os poderosos sem medo (At 3,6-10; 4,8-10)." Se pegarmos uma interpretação literal vamos justificaras práticas que fixam que a ação de Deus no mundo só acontece por sinais extraordinários e alguém pode até tentar ser esse ser incomum e se decepcionar...
Abraços e estamos no caminho onde existir crianças e jovens para seguirmos evangelizando.

Fábio Cristiano Rabelo disse...

Irmão Murad, Maria dá a luz à Igreja, Corpo de Cristo, pelos poder do Espíeito Santo. Ao chamar seus irmãos que também são seus filhos para fazer memorial da paixão e morte de Cristo, ela faz a Igreja nascer.

Unknown disse...

Seguir Maria, e sentir a presença intensa e constante do seu filho Jesus em nós.

EDMILSON SILVA disse...

O ESPÍRITO SANTO FEZ MARAVILHAS NA VIDA DE MARIA DIZ A BÍBLIA:

NOTA:

o Espírito Santo a "ofuscou" e isso foi a causa formal da concepção virginal de Jesus (Lucas 1:35).

É por isso que a sua descendência, Jesus, "será chamado o Filho de Deus " (Lucas 1:35), e é também por isso que Maria é propriamente chamada Mãe de Deus.

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE MARIA:

O Espírito Santo santificou o útero da Virgem Maria para prepará-la para se tornar a Mãe de Deus e encheu sua parenta Isabel quando ela a cumprimentou em (Lucas 1, 41).

E MAIS...

Recordamos também que MARIA está no Cenáculo com os discípulos no Pentecostes, quando o Espírito Santo foi enviado pelo Pai e pelo Filho mostrado em (Atos 1:14).

A Escritura contém vários exemplos de uma relação mística com o cônjuge:

Para o seu Criador é seu marido, o Senhor dos exércitos é o nome dele. . . (Isaías 54: 5).

. . . Como o noivo se alegra com a noiva, assim o seu Deus se regozijará sobre você (Isaías 62: 5).

. . . minha aliança que eles quebraram, embora eu fosse seu marido, diz o SENHOR (Jeremias 31:32).

Eu sinto um ciúme divino por você, porque eu o desprezei a Cristo para apresentá-lo como uma noiva pura para o seu único marido (2 Coríntios 11: 2).

Maria está unida ao Espírito Santo em uma proximidade indescritível. Nossa Santíssima Mãe cedeu livremente a Sua vontade. Como resultado, embora tenha mantido sua liberdade dada por Deus, em um sentido real, sua vontade foi "apanhada" na vontade do Espírito Santo. A conformidade de Maria com o Consolador é tão completa que seus desejos, sentimentos e plano de ação se tornaram os seus.